Notícias

Trump responde se está considerando 'atacar os cartéis dentro da Venezuela'

"Em breve vocês saberão", respondeu o presidente dos Estados Unidos em meio à atual espiral de tensões com a Venezuela.
Trump responde se está considerando 'atacar os cartéis dentro da Venezuela'AP / Jose Luis Magana

O presidente dos EUA, Donald Trump, respondeu neste domingo à pergunta sobre se está considerando "atacar os cartéis dentro da Venezuela", em meio à atual espiral de tensões com o país latino-americano.

"Em breve vocês saberão", respondeu o presidente norte-americano aos jornalistas, sem dar mais detalhes sobre o assunto.

Tensões em aumento

  • Em agosto, a mídia internacional anunciou o deslocamento de tropas americanas para o sul do Caribe para combater cartéis de drogas. A procuradora-geral dos Estados Unidos, Pamela Bondi, dobrou a recompensa por informações que levem à prisão de Maduro sob a acusação infundada de liderar um cartel de drogas.
  • Após o anúncio das operações dos EUA no Caribe, Maduro convocou o recrutamento em massa de milícias durante dois fins de semana consecutivos. Segundo dados oficiais, 8,2 milhões de pessoas responderam ao apelo.
  • Caracas declarou que as ações hostis dos EUA têm como objetivo desferir um "ataque militar terrorista" para derrubar Maduro, chamando o envio de tropas por Washington de "ameaça" à paz na Venezuela e na região.
  • Apesar do aumento das tensões, Maduro disse que os canais diplomáticos com os EUA, ainda que "deficientes", ainda existem e mostrou-se disposto a dialogar com seu homólogo norte-americano, Donald Trump, desde que o secretário de Estado Marco Rubio não imponha uma "diplomacia dos canhões".