Notícias

Lavrov comenta sobre o ataque de Israel ao Irã

"O Irã não quer uma escalada", embora não possa evitar responder aos ataques israelenses, disse o chanceler russo ao comentar a recente crise entre Israel e o Irã.
Lavrov comenta sobre o ataque de Israel ao IrãGettyimages.ru / Andrew Peacock

O ministro das Relações Exteriores da Rússia referiu-se nesta sexta-feira sobre os recentes relatos de um ataque israelense com mísseis contra o Irã. Em sua opinião, essa ação tem como objetivo "desviar a atenção da comunidade mundial" da situação em Gaza, onde atualmente está ocorrendo "uma catástrofe humanitária", e muitos especialistas afirmam que se trata de um "genocídio".

O objetivo é colocar os holofotes sobre o Irã como uma "ameaça" nuclear. No entanto, a República Islâmica "não tem" armas nucleares. "Isso foi declarado pela AIEA [Agência Internacional de Energia Atômica]", explicou.

Embora Teerã tenha respondido na semana passada à agressão israelense contra o consulado iraniano em Damasco, na Síria, no início do mês, o chefe da diplomacia russa disse que "o Irã não quer uma escalada". Isso ficou claro para Israel após uma série de contatos telefônicos entre líderes russos e iranianos, acrescentou.

"O [Irã] não pode deixar de responder a uma violação flagrante do direito internacional e do status de uma missão diplomática, mas não quer uma escalada. E é exatamente assim que todos os especialistas consideraram a resposta real do Irã", comentou Lavrov.

Em termos mais amplos, referindo-se ao conflito e às tensões no Oriente Médio, o chanceler acredita que problemas como o "extremismo desenfreado" e o "terrorismo" são alimentados principalmente pelo "problema palestino, não resolvido há 75 anos".

"A situação é muito ruim. Queremos o fim da violência e uma solução para os problemas humanitários e, acima de tudo, queremos que os árabes tenham a iniciativa de tomar a questão da criação de um Estado palestino em suas próprias mãos ", concluiu.