Notícias

Desfile do 7 de setembro em Brasília destaca soberania e futuro do Brasil

Presidente Lula, ministros e outras autoridades, como o presidente da Câmara, Hugo Motta, participaram da cerimônia. No entanto nenhum dos ministros do STF compareceu ao evento.
Desfile do 7 de setembro em Brasília destaca soberania e futuro do BrasilMarcelo Camargo/Agência Brasil

Neste domingo (07), a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, foi palco do tradicional desfile oficial da Independência do Brasil. A programação teve início às 9h do horário local, com acesso gratuito para o público, que abriu as arquibancadas a partir das 6h30.

O governo do Distrito Federal divulgou que espereva receber mais de 50 mil pessoas no evento, mas até o momento, não foi divulgado o número oficial de assistentes.

A celebração deste ano foi organizada em torno de três eixos temáticos que ressaltam a soberania nacional e os desafios futuros do país. Os temas são: Brasil dos Brasileiros, que valoriza a identidade e a diversidade nacional; COP30 e Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), destacando o compromisso do Brasil com as mudanças climáticas e o desenvolvimento econômico; e Brasil do Futuro, que projeta as perspectivas para o país.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e outras autoridades, como o presidente da Câmara, Hugo Motta, participaram da cerimônia. No entanto nenhum dos ministros do STF compareceu ao evento.

Durante o desfile, Lula desfilou no tradicional veículo Rolls-Royce, acompanhado pela primeira-dama, Rosângela Lula da Silva.

Curupira, personagem do folclore brasileiro que é a mascote do COP30, a ser realizada em novembro em Belém, no Pará, também participou do desfile.

O desfile contou com a participação das Forças Armadas — Marinha, Exército e Aeronáutica — incluindo os tradicionais desfiles motorizado e da cavalaria. 

No parada, a Marinha mostrou o míssil anti-navio "MANSUP", que é desenvolvido com tecnologia nacional.

Um veterano da Segunda Guerra Mundial participou do desfile. O Primeiro-Tenente José Osório de Oliveira Filho, de 102 anos, lutou pela Marinha do Brasil em 1942, quando o Brasil declarou guerra aos países do Eixo.

A cerimônia finalizou com uma demonstração aérea da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira.

  • Neste ano, o desfile acontece em um contexto de tensão nas relações entre Brasil e Estados Unidos por causa das tarifas que o presidente americano, Donald Trump, aplicou sobre produtos brasileiros com o objetivo de influenciar o país em apoio aJair Bolsonaro. O ex-presidente está atualmente sendo julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por acusações relacionadas a uma tentativa de golpe e à supressão do Estado Democrático de Direito, com a expectativa de que o julgamento seja finalizado ainda nesta semana.