Notícias

Lula vincula soberania à defesa do PIX, meio ambiente e combate à fome

Lula cita ações do governo como símbolos de autonomia nacional e compromisso com a população.
Lula vincula soberania à defesa do PIX, meio ambiente e combate à fomeReprodução/Divulgação Redes Sociais

No discurso à nação transmitido neste sábado (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva associou a soberania brasileira à garantia de direitos sociais e à manutenção de políticas públicas em áreas estratégicas como o meio ambiente, a economia digital e o combate à fome.

Para Lula, ser soberano é garantir que o país esteja "fora do mapa da fome", que promova justiça fiscal e que proteja suas ferramentas públicas, como o sistema de pagamentos instantâneos.

"Um país soberano é um país fora do mapa da fome, que zera o imposto de renda de quem ganha até 5 mil reais, enquanto taxa os super ricos, que hoje não pagam quase nada", declarou.

O presidente também destacou que o governo "cuida como ninguém do nosso meio ambiente" e citou a redução do desmatamento na Amazônia pela metade ao pontuar que o Brasil se prepara para a Conferência das Partes da ONU sobre o clima (COP30), marcada para novembro de 2025, em Belém.

Outro ponto de destaque foi a defesa do PIX, que Lula afirmou ser "do Brasil, é público, é gratuito e vai continuar assim". O presidente criticou tentativas de privatização da ferramenta e alertou para a importância de manter o controle estatal sobre instrumentos que atendem à população.

Ao longo do pronunciamento, Lula reiterou que a soberania se expressa na capacidade de o país cuidar de sua população com independência e respeito às instituições. "Se temos o direito a essas políticas públicas é porque o Brasil é um país soberano e tomou a decisão de cuidar do povo brasileiro", afirmou.