
Trump nega conhecimento sobre missão secreta na República Popular Democrática da Coreia

Donald Trump negou ter conhecimento sobre uma suposta missão fracassada de espionagem na República Popular Democrática da Coreia em 2019, relatada pelo The New York Times.
"Não sei nada sobre isso", declarou aos jornalistas na Casa Branca após uma pergunta sobre o assunto. Posso verificar, mas não sei nada. É a primeira vez que ouço falar sobre isso", afirmou.

Segundo uma reportagem do jornal, publicada na sexta-feira, durante seu primeiro mandato, Trump aprovou uma operação para que a equipe SEAL 6 da Marinha dos EUA instalasse um dispositivo para interceptar as comunicações do líder norte-coreano Kim Jong-un.
A missão, que envolvia o uso de minissubmarinos para se infiltrar em águas norte-coreanas, fracassou quando uma pequena embarcação civil se aproximou dos operativos, o que levou os militares a atirar e matar seus tripulantes, que eram civis em busca de frutos do mar.
Revisões internas do Pentágono concluíram que os fatos estavam de acordo com as "regras de combate" e que a missão foi frustrada por circunstâncias imprevistas.
