Notícias

Trump cogita impor restrições à comitiva de Lula na Assembleia da ONU em Nova York - imprensa

Medida é avaliada para delegações de Brasil, Irã, Sudão e Zimbábue, mas governo brasileiro diz não ter recebido qualquer sinalização.
Trump cogita impor restrições à comitiva de Lula na Assembleia da ONU em Nova York - imprensaTon Molina/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está cogitando impor restrições à viagem da comitiva brasileira que participará da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), marcada para 22 de setembro, segundo documento do Departamento de Estado divulgado na quinta-feira (5) pela agência Associated Press.

O governo norte-americano já negou vistos ao presidente palestino Mahmoud Abbas e, além do Brasil, avalia aplicar a mesma medida às delegações do Irã, Sudão e Zimbábue.

Ainda não está claro se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria afetado ou se apenas integrantes de escalões inferiores da delegação sofreriam restrições. Tradicionalmente, o Brasil ocupa posição de honra na Assembleia Geral, sendo o primeiro país a discursar na abertura da sessão, seguido pelos Estados Unidos.

Segundo apuração do Poder360, o governo brasileiro não recebeu até o momento qualquer sinalização de restrição por parte dos Estados Unidos. Os pedidos de visto para os integrantes da comitiva presidencial devem ser protocolados a partir da próxima semana.