
Trump ameaça derrubar aviões militares da Venezuela

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (5) que poderia derrubar aviões da Venezuela, depois que o Pentágono acusou Caracas de voar "perto de um navio da Marinha dos EUA em águas internacionais".

"Tenho que dizer que eles terão problemas. Nós os avisaremos sobre isso, ouvimos dizer que aconteceu, mas não terminou, não como descrevem", disse Trump após ser questionado por um jornalista na Casa Branca sobre o que aconteceria se aviões venezuelanos sobrevoassem zonas de segurança dos EUA.
No final da coletiva de imprensa, o presidente norte-americano autorizou um de seus generais a "agir como quiser" se a Venezuela decidir sobrevoar algumas de suas zonas de segurança. "Sim, senhor", respondeu o militar.
"Não quero falar sobre isso (...) Se nos colocarem em uma situação perigosa, [as aeronaves] serão abatidas", finalizou.
Operação dos EUA atacou navio
Na terça-feira (2), Donald Trump, anunciou um ataque contra uma embarcação "com muitas drogas" que tentava sair da Venezuela.
"Vocês verão que, nos últimos minutos, nós atiramos em um barco que carregava drogas, muitas drogas naquele barco. E vocês verão sobre isso, irão ler sobre isso. Acabou de acontecer há momentos atrás", declarou Trump a jornalistas.
O presidente garantiu que "há mais de onde esse veio", sugerindo que novos ataques poderiam ocorrer. Além disso, apontou que "há muitas drogas vindo para nosso país, há muito tempo", alegando que "muitas delas" estão vindo da Venezuela, sem fornecer detalhes.
Venezuela questiona veracidade da ação
Em uma mensagem em seu perfil no Truth Social, na qual detalhou que o ataque, realizado sob suas ordens, Trump afirmou que o ataque tinha como alvo "narco-terroristas do Trem de Aragua"
Na publicação, Trump colocou um vídeo que mostra tanto o o barco bombardeado quanto o momento do ataque. No entanto, a autenticidade do vídeo foi questionada pelo Ministro da Comunicação e Informação da Venezuela, Freddy Ñáñez, que o submeteu a uma análise de verificação usando a ferramenta Gemini.
Parece que Marco Rubio sigue mintiéndole a su presidente: luego de meterlo en un callejón sin salida, ahora le da como “prueba” un video con IA (así comprobado) ¿Qué dice Gemini de este video?: pic.twitter.com/q6nOMVQHhM
— Alfred Nazareth (@luchaalmada) September 2, 2025
"Parece que Marco Rubio continua mentindo para seu presidente: depois de levá-lo a um beco sem saída, agora lhe oferece como 'prova' um vídeo de IA (assim comprovado)", sugeriu Ñáñez, após apontar inconsistências identificadas pela plataforma de inteligência artificial generativa.

