Notícias

Zelensky diz que encontro de Lula e Putin é um erro

O presidente do Brasil e o mandatário da Rússia possivelmente vão se encontrar na cúpula do Brics em outubro, que acontecerá em Kazan, na Rússia.
Zelensky diz que encontro de Lula e Putin é um erroGettyimages.ru / Kay Nietfeld

O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, afirmou que seria um grave erro um encontro entre o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente russo Vladimir Putin.

Em entrevista a CNN, divulgada nesta quinta-feira, Zelensky destacou a importância de isolar politicamente Putin e expressou preocupação com a possibilidade de um encontro entre os líderes durante a cúpula do Brics em outubro, na Rússia. Ele ressaltou que receber um líder de grande influência como o presidente do Brasil poderia conferir legitimidade ao russo. A cúpula do Brics está marcada para ocorrer de 22 a 24 de outubro em Kazan, na Rússia.

A decisão de ir ou não até Putin é dele, mas eu acho que isso é um grande erro. Porque nós temos que isolar Putin politicamente.

Quando perguntado sobre a possibilidade de um encontro com Lula, Zelensky expressou sua vontade de recebê-lo na Ucrânia, sugerindo que o presidente brasileiro deveria visitar o país primeiro e depois "ir para outro lugar".

Eu serei esperto. Eu vou convidá-lo agora antes dos Brics (cúpula). Ele tem que vir até nós. Primeiro, até nós. Ele é muito bem-vindo na Ucrânia. 

Zelensky expressou também sua insatisfação por nunca ter sido convidado a visitar o Brasil, ao contrário do presidente argentino Javier Milei, que tomou a iniciativa de convidá-lo. 

Não posso ir ao país onde não fui convidado. Quando estive na argentina, tive reuniões com o Chile, Paraguai, Uruguai. Mas quero fazer isso também com o Brasil, é um país muito grande