Notícias

Trump vai cortar ajuda militar a países do leste europeu na fronteira com a Rússia – imprensa

Medida causou surpresa em líderes europeus e levantou questões sobre o futuro da OTAN, segundo o Financial Times.
Trump vai cortar ajuda militar a países do leste europeu na fronteira com a Rússia – imprensaGettyimages.ru / Andrew Harnik

O governo dos Estados Unidos decidiu encerrar gradualmente programas de assistência militar destinados a países do leste europeu, incluindo Estônia, Letônia e Lituânia, que fazem fronteira com a Rússia, segundo informou o Financial Times recentemente. A medida busca pressionar a Europa a arcar com uma fatia maior de seus próprios custos de defesa.

Segundo diplomatas ouvidos pelo jornal, representantes do Pentágono informaram embaixadores europeus em Washington de que não haverá novos recursos para financiar treinamento e equipamentos. Os fundos já aprovados pelos EUA estarão disponíveis apenas até setembro de 2026.

A Casa Branca afirmou que a decisão está alinhada à política do presidente Donald Trump de reavaliar a ajuda externa e reforçar a responsabilidade europeia em sua segurança. Em junho, aliados da OTAN aceitaram elevar seus gastos militares para 5% do PIB.

Entre 2018 e 2022, a Europa recebeu cerca de US$ 1,6 bilhão de dólares em ajuda dos Estados Unidos, equivalente a quase um terço do orçamento global destinado à iniciativa.

Ainda de acordo com o jornal, diplomatas afirmam que os cortes causaram surpresa e preocupação, sobretudo quanto ao impacto na segurança do bloco e no funcionamento da OTAN.

A publicação afirma ainda que o futuro da Baltic Security Initiative, criada em 2020 para fortalecer as forças armadas dos países bálticos, também está incerto. O Congresso norte-americano aprovou US$ 228 milhões de dólares no ano passado, mas a Casa Branca não pediu novos recursos para 2025.