Notícias

Trump assegura que conflito ucraniano terminará ou 'pagarão caro'

Presidente dos EUA disse que situação é mais difícil do que o esperado e fez declarações enigmáticas sobre o futuro do conflito.
Trump assegura que conflito ucraniano terminará ou 'pagarão caro'Gettyimages.ru / Chip Somodevilla

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (5) que o conflito entre Rússia e Ucrânia será solucionado ou custará "um preço alto". A declaração foi feita a jornalistas na Casa Branca.

Trump admitiu que resolver a crise "acabou sendo um pouco mais difícil do que eu pensava". Segundo ele, o governo americano trabalha para encontrar uma saída para o impasse.

As declarações ocorreram durante a assinatura de uma ordem executiva que altera a denominação do Departamento de Defesa para "Departamento de Guerra". Segundo Trump, a mudança é "muito mais apropriada, especialmente à luz da situação atual do mundo", e transmite "uma mensagem de força e vitória muito mais forte".

O presidente norte-americano havia dito anteriormente que "algo vai acontecer" em relação à Ucrânia e acrescentou que descobriu "coisas que serão muito interessantes". "Acho que eles descobrirão nos próximos dias. [...] Veremos o que acontece", disse, ressaltando que acompanha o tema "de perto".

Trump também afirmou que os Estados Unidos continuarão engajados na busca de uma solução. "Se eu puder ajudar a pará-la, acredito que tenho a obrigação de fazê-lo", declarou.

Enquanto isso, Moscou tem reiterado que não se opõe ao diálogo com Kiev. O presidente russo, Vladimir Putin, chegou a convidar o líder ucraniano, Vladimir Zelensky, para um encontro em Moscou, mas considerou que, no momento, a reunião seria "um caminho para lugar nenhum". Kiev rejeitou a proposta e o chanceler Andrei Sibiga acusou Putin de "continuar a brincar com todos, fazendo propostas deliberadamente inaceitáveis".