Notícias

EUA enviam dez caças F-35 a Porto Rico para 'operações contra cartéis de drogas'

Segundo a agência Reuters, sete navios e um submarino norte-americanos já estariam posicionados no mar do Caribe; medida pode aumentar as tensões na região.
EUA enviam dez caças F-35 a Porto Rico para 'operações contra cartéis de drogas'Gettyimages.ru / NurPhoto

Os Estados Unidos enviaram dez caças F-35 para Porto Rico com a justificativa de realizar "operações contra cartéis de drogas", informou a agência Reuters na quinta-feira (5), citando fontes anônimas.

A agência destacou que a medida pode aumentar as tensões na região. "Os avançados caças serão adicionados a uma já robusta presença militar dos EUA no sul do Caribe", diz o texto.

Segundo a Reuters, sete navios e um submarino norte-americanos já estariam posicionados no mar do Caribe.

A movimentação ocorre três dias após as forças dos EUA atacarem um barco que, segundo Donald Trump, transportava "quantidades massivas de drogas" da Venezuela, deixando 11 mortos. "O ataque pareceu preparar o terreno para uma campanha militar sustentada na América Latina", afirma a publicação.

Ataque a suposto "barco com drogas"

Na terça-feira (2), Trump divulgou imagens da suposta operação e, em coletiva no Salão Oval, disse que tropas norte-americanas atingiram "um barco que transportava drogas, uma grande quantidade de drogas".

Segundo o presidente, a ação foi realizada sob suas ordens para neutralizar alegados integrantes da organização criminosa Tren de Aragua.