
Putin: 'Até pouco, Kiev rejeitava qualquer contato com Moscou, agora eles que estão pedindo'

Até recentemente, Kiev rejeitava qualquer interação direta com a Rússia, mas agora é a própria Ucrânia que propõe o contato, afirmou o presidente russo, Vladimir Putin, durante a sessão plenária do Fórum Econômico Oriental.

"Muito recentemente, os líderes do regime de Kiev falavam mal de nós, para dizer o mínimo, e rejeitavam qualquer possibilidade de contato direto. Agora vemos que eles estão pedindo esses contatos ou, pelo menos, os estão propondo", disse Putin.
Embora tenha reafirmado a disposição da Rússia em dialogar para resolver o conflito, ele ressaltou que a aproximação "não fará muito sentido", pois "será praticamente impossível chegar a um acordo com a parte ucraniana sobre questões fundamentais". Mesmo que haja vontade política, o que duvido, existem dificuldades jurídicas e técnicas".
- Moscou tem reiterado que nunca se recusou ao diálogo com Kiev. Em coletiva após sua visita à China, Putin convidou o líder do regime ucraniano a viajar a Moscou para a reunião. Ao mesmo tempo, afirmou que encontrar-se com Zelensky na atual situação é um "caminho para lugar nenhum", devido ao fim de sua legitimidade no cargo. Kiev, por sua vez, rejeitou a oferta.
