
'Interesses e valores comuns': Putin comenta as relações da Rússia com os países asiáticos

Ao comentar as relações da Rússia com países asiáticos, o presidente Vladimir Putin afirmou que o país tem "muitos interesses, abordagens e valores comuns" com a região, que apresenta novos "pontos de crescimento para a economia global".
Putin participa nesta sexta-feira (5) da sessão plenária do 10º Fórum Econômico do Leste, em Vladivostok, no extremo-oriente russo.

"Acima de tudo, temos relações muito boas e de boa vizinhança com muitos países, como a República Popular da China, a Índia e a Indonésia", disse.
"A expansão da nossa cooperação e colaboração com os nossos amigos na região da Ásia-Pacífico e no Sul Global não tem qualquer relação com a atual situação política", acrescentou.
O presidente ressaltou que a Rússia nunca se recusou a cooperar com países que desejam desenvolver relações. "Não rejeitamos ninguém, não expulsamos ninguém. Quem quiser, pode sempre voltar", afirmou.
Fórum Econômico do Leste
O Fórum Econômico do Leste é uma plataforma internacional para fortalecer a cooperação entre empresas, investidores e países da Ásia-Pacífico. Também busca desenvolver a economia do Extremo Oriente russo, mostrando seu potencial econômico, oportunidades de investimento e condições de negócios em áreas de crescimento avançado.
Nesta edição, com o tema "Extremo Oriente — Cooperação para a Paz e a Prosperidade", o fórum reúne representantes de mais de 70 países, incluindo Vietnã, Índia, China, Laos, Malásia e Tailândia, além de grandes empresas russas de diversos setores.
Putin se reuniu na quinta-feira (4) com os primeiros-ministros do Laos e da Mongólia, Sonexay Siphandone e Gombojavyn Zandanshatar, e com Li Hongzhong, vice-presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional da China.
O que é o Fórum Econômico do Leste, em Vladivostok, e quais países participam da edição de 2025, confira em nosso artigo.
