Rússia vai desenvolver o corredor de transporte transártico, diz Putin

O presidente da Rússia destacou um interesse crescente no corredor transártico por parte de empresas russas e estrangeiras.

A Rússia vê um interesse crescente no corredor transártico por parte de empresas russas e estrangeiras, disse o presidente da Rússia, Vladimir Putin. 

O presidente russo participa nesta sexta-feira (5) da sessão plenária do 10º Fórum Econômico do Leste, realizado de 3 a 6 de setembro em Vladivostok, Rússia.

"Vemos que o interesse por esta rota (o corredor de transporte transártico) está crescendo tanto por parte de empresas russas quanto de transportadoras estrangeiras. Além disso, não estamos falando apenas de trânsitos únicos, mas da formação de uma base de carga estável", disse Putin.

O Corredor de Transporte Transártico

O Corredor de Transporte Transártico é um projeto estratégico impulsionado pela Rússia que busca integrar e expandir a Rota Marítima do Norte (uma hidrovia ao longo da costa ártica russa) como um componente-chave de uma rede de transporte mais ampla.

Os planos da Rússia são tornar a Rota Marítima do Norte um segmento principal deste corredor, estendendo-se de São Petersburgo a Vladivostok, passando por Murmansk. Este corredor visa conectar centros industriais, agrícolas e energéticos, bem como mercados consumidores globais, por meio de uma rota mais curta, segura e economicamente viável.

O que é o Fórum Econômico do Leste, em Vladivostok, e quais países participam da edição de 2025, confira em nosso artigo.