
Putin propõe criação de regime preferencial para negócios no Extremo Oriente e no Ártico

Em discurso nesta sexta-feira (5) na sessão plenária do 10º Fórum Econômico do Leste, em Vladivostok, Rússia, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, propôs a criação de um regime preferencial único para negócios em todo o Extremo Oriente e no Ártico, com implementação prevista para 1º de janeiro de 2027.
"Onde quer que um investidor venha, para qualquer região, cidade ou vila do Extremo Oriente ou do Ártico, terá direito a benefícios", enfatizou Putin.
Esta iniciativa visa impulsionar o desenvolvimento econômico e a atração de investimentos para estas regiões estratégicas.

O presidente declarou ainda que "o Extremo Oriente supera, em vários indicadores, os ritmos de desenvolvimento do resto da Rússia."
"O desenvolvimento do Extremo Oriente e da Sibéria é a prioridade para a Rússia no século XXI", destacou ele.
Este ano, o Fórum Econômico do Leste — com o tema "Extremo Oriente — Cooperação para a Paz e a Prosperidade" — reúne representantes de 70 países, como Vietnã, Índia, China, Laos, Malásia e Tailândia, além de grandes empresas russas de diversas áreas.
O que é o Fórum Econômico do Leste, em Vladivostok, e quais países participam da edição de 2025, confira em nosso artigo.
