Notícias

O que é o Fórum Econômico do Leste, em Vladivostok, e quais países participam da edição de 2025

Debates, painéis e acordos marcam o encontro que reúne líderes e empresas de mais de 70 países.
O que é o Fórum Econômico do Leste, em Vladivostok, e quais países participam da edição de 2025Eastern Economic Forum

Nesta semana, a cidade de Vladivostok está recebendo o 10º Fórum Econômico do Leste, com representantes de dezenas de países. O evento está sendo realizado entre os dias 3 e 6 de setembro no campus da Universidade Federal do Extremo Oriente.

O tema desta edição é "Extremo Oriente — Cooperação para a Paz e a Prosperidade".

O que é o Fórum Econômico do Leste?

O encontro é uma plataforma internacional para fortalecer laços entre empresas, investidores e países da Ásia-Pacífico. 

Os principais focos são planos de desenvolvimento para o Extremo Oriente, expansão da cooperação comercial e de investimentos, mecanismos inter-regionais e diversificação das relações econômicas.

Quais países e empresas participam desta edição?

Todos os anos, o fórum recebe representantes de dezenas de países e grandes empresas russas dos setores financeiro, energético e industrial. Nesta edição, participam delegações de mais de 70 países, entre eles Vietnã, Índia, China, Laos, Malásia e Tailândia.

Entre as empresas russas estão a estatal de energia atômica Rosatom; os grandes bancos Sberbank e VTB; e empresas de energia como Novatek, produtora de gás, e a empresa de energia hidrelétrica RusHydro.

Na edição anterior, em 2024, o fórum recebeu 7.100 participantes de 74 países, incluindo 2.500 representantes empresariais.

Quais são os eventos principais?

A programação prevê mais de 100 atividades empresariais, como painéis, mesas redondas, debates televisionados e encontros bilaterais.

Estão programados diálogos Rússia-ASEAN, Rússia-Índia, Rússia-China e Rússia-Tailândia. A agenda está dividida em sete blocos temáticos sobre desenvolvimento regional e cooperação internacional.

Também estão previstos eventos culturais e esportivos, como concertos, peças, filmes e exposições, para reforçar a cooperação cultural na Ásia-Pacífico e valorizar a cultura do Extremo Oriente russo.

Todos os anos, o fórum resulta em centenas de acordos e contratos internacionais. Em 2024, foram assinados 313 contratos, no total de 5,5 trilhões de rublos, incluindo 27 com entidades estrangeiras.