O presidente russo, Vladimir Putin, participa nesta sexta-feira (5) da sessão plenária do 10º Fórum Econômico do Leste, realizado de 3 a 6 de setembro em Vladivostok, Rússia.
Cooperação da Rússia com a Ásia e o Sul Global
Ao comentar sobre as relações da Rússia com os países asiáticos, incluindo a China, o presidente afirmou que a Rússia têm "muitos interesses, abordagens e valores comuns", acrescentando que a região tem novos "pontos de crescimento para a economia global".
"Acima de tudo, temos relações muito boas e de boa vizinhança com muitos países, como a República Popular da China, a Índia e a Indonésia", acrescentou. "A expansão da nossa cooperação e colaboração com os nossos amigos na região da Ásia-Pacífico e no Sul Global não tem qualquer relação com a atual situação política", enfatizou.
Ele explicou que a Rússia nunca se recusou a cooperar com países que desejam desenvolver relações. "Não rejeitamos ninguém, não expulsamos ninguém. Quem quiser, pode sempre voltar", afirmou.
O líder russo reiterou que "o mundo moderno é altamente interconectado".
"Fechar-se em uma espécie de 'concha nacional' é muito difícil e prejudicial, pois levaria a um declínio na competitividade".
"A Rússia nunca se recusou a cooperar com outros países"
A Rússia nunca se recusou a cooperar com países interessados em desenvolver laços com o país, afirmou Vladimir Putin.
"Nunca nos recusamos a cooperar com aqueles dos outros países que querem trabalhar conosco", disse Putin. Ele ressaltou que muitas empresas tiveram prejuízos ao saírem da Rússia.
"Muitos estão esperando impacientemente que todas as restrições políticas acabem e querem retornar a qualquer momento", acrescentou, afirmando que as empresas estrangeiras que não saíram desejam ampliar a cooperação com a Rússia.
O Corredor de Transporte Transártico
A Rússia vê um interesse crescente no corredor transártico por parte de empresas russas e estrangeiras, disse o presidente da Rússia.
"Vemos que o interesse por esta rota (o corredor de transporte transártico) está crescendo tanto por parte de empresas russas quanto de transportadoras estrangeiras. Além disso, não estamos falando apenas de trânsitos únicos, mas da formação de uma base de carga estável", disse Putin.
Regime preferencial para negócios em todo o Extremo Oriente e no Ártico
O presidente da Rússia propôs a criação de um regime preferencial único para negócios em todo o Extremo Oriente e no Ártico, com implementação prevista para 1º de janeiro de 2027.
"Onde quer que um investidor venha, para qualquer região, cidade ou vila do Extremo Oriente ou do Ártico, terá direito a benefícios", enfatizou Putin.
O presidente declarou ainda que "o Extremo Oriente supera, em vários indicadores, os ritmos de desenvolvimento do resto da Rússia."
"O desenvolvimento do Extremo Oriente e da Sibéria é a prioridade para a Rússia no século XXI", destacou ele.
Fórum Econômico do Leste
Este ano, o Fórum Econômico do Leste — com o tema "Extremo Oriente — Cooperação para a Paz e a Prosperidade" — reúne representantes de 70 países e territórios, incluindo Vietnã, Índia, China, Laos, Malásia e Tailândia, além de grandes empresas russas de diversas áreas.
No âmbito do evento, o presidente russo se reuniu na quinta-feira (4) com os primeiros-ministros do Laos e da Mongólia, Sonexay Siphandone e Gombojavyn Zandanshatar, respectivamente, e Li Hongzhong, vice-presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional da China.
Ele também inaugurou por videoconferência novos negócios e infraestrutura na região. Foram inauguradas a Ferrovia do Pacífico, com 531 quilômetros de extensão; o terminal internacional no Aeroporto de Khabarovsk; um centro multimodal de transporte e logística; uma plataforma piloto para um centro inovador de ciência e tecnologia; e um centro financeiro e de liquidação internacional, entre outros.
- O Fórum Econômico do Leste é uma plataforma internacional para fortalecer os laços e a cooperação entre empresas, investidores e países da região Ásia-Pacífico. Também serve como plataforma para o desenvolvimento da economia do Extremo Oriente russo, apresentando seu potencial econômico, oportunidades de investimento e condições de negócios em áreas de desenvolvimento avançado.
Mais informações em breve.
O que é o Fórum Econômico do Leste, em Vladivostok, e quais países participam da edição de 2025, confira em nosso artigo.