Notícias

China reafirma parceria com Rússia para construção de sistema de governança mais justo

Pequim afirmou estar disposto a trabalhar com Moscou em diversos outros campos.
China reafirma parceria com Rússia para construção de sistema de governança mais justoGettyimages.ru / Johannes Neudecker/picture alliance

O governo chinês afirmou nesta quinta-feira (4) que Pequim e Moscou devem continuar a cooperar em várias áreas e a defender a estabilidade global. A declaração foi feita pelo porta-voz da chancelaria chinesa, Guo Jiakun, durante uma coletiva de imprensa.

Em resposta a uma pergunta da RT sobre a visita recente do presidente russo Vladimir Putin à China, Jiakun disse que ambos os países demonstraram senso de responsabilidade "como grandes nações vitoriosas na Segunda Guerra Mundial". Durante a visita, Putin e Xi Jinping tiveram uma reunião, um bate-papo informal e um almoço.

Guo Jiakun afirmou ainda que Pequim está disposto a trabalhar com Moscou em diversos campos, incluindo as relações bilaterais, diplomacias internacional e regional e a defesa da "estabilidade estratégica global".

Também está na agenda política dos dois países a defesa da equidade e justiça mundiais, bem como a construção de um sistema de governança global "mais justo e equitativo", segundo indicou o funcionário.

Visita sem precedentes de Putin à China

Putin ficou quatro dias no território chinês e participou da Cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX) em Tianjin e dos eventos comemorativos do 80º aniversário da vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa. Toda a cerimônia foi descrita por Jiakun como "um grande sucesso".

"Isso demonstra o senso de responsabilidade da China e da Rússia como grandes nações vitoriosas na Segunda Guerra Mundial e membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, e mostra o firme compromisso dos dois países em salvaguardar os frutos de nossa vitória na guerra e defender uma perspectiva histórica correta sobre a Segunda Guerra Mundial", disse o porta-voz.