Notícias

Investimentos chineses no Brasil crescem 113%

Empresas da China chegaram a investir US$ 4,8 bi no país sul-americano em 2024.
Investimentos chineses no Brasil crescem 113%Gettyimages.ru / Pool

Os investimentos chineses no Brasil tiveram um crescimento notável de 113% em 2024, alcançando o valor de US$ 4,8 bilhões, segundo levantamento do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) divulgado nesta quinta-feira (4).

De acordo com o relatório, o Brasil foi a economia emergente que mais atraiu investimentos chineses no último ano, sendo o terceiro país que mais absorveu capital produtivo da China no mundo. O fluxo de investimentos aumentou consideravelmente em comparação ao mesmo período entre 2022-2023, que registrou alta de 33%.

Em 2024, a principal fatia do capital chinês foi destinada a projetos de maior porte. Destacam-se os setores de eletricidade (34% dos investimentos), petróleo (25%), fabricação de automóveis (14%), mineração (13%), transporte terrestre (12%) e fabricação de aparelhos elétricos (2%).

O CEBC destaca também a distribuição regional entre as iniciativas contempladas, diminuindo uma tendência gradativa de descentralização da região Sudeste do Brasil.

O diretor de Pesquisa do Conselho, Tulio Cariello observou que o atual governo mantém uma relação mais próxima com a China, o que favorece os aportes, mas ressalta que fatores como oportunidade e segurança pesam mais do que a política externa nas decisões dos investidores.