Notícias

EUA suspendem proteção migratória para venezuelanos

Segundo autoridades americanas, a medida "prejudicava diretamente" os esforços do presidente Trump para gerenciar a migração.
EUA suspendem proteção migratória para venezuelanosGettyimages.ru / picture alliance

O Departamento de Segurança Nacional dos EUA anunciou na quarta-feira (3) o fim do Estatuto de Proteção Temporária (TPS) para cidadãos venezuelanos. A medida entrará em vigor a partir de 10 de setembro de 2025.

Segundo Matthew Tragesser, porta-voz do Serviço de Imigração, o programa "prejudicava diretamente" os esforços da administração americana para gerenciar a migração e "não é o melhor para os interesses da América".

O governo americano oferece passagem aérea gratuita e US$ 1.000 para venezuelanos que deixarem o país voluntariamente, bem como "possíveis oportunidades futuras de imigração legal".

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, já havia condenado a decisão em maio, acusando o secretário de Estado Marco Rubio e o que ele chamou de "máfia de Miami" de "apunhalar pelas costas" os migrantes.

A medida ocorre em meio a crescentes tensões entre Estados Unidos e Venezuela, incluindo o recente desdobramento militar dos EUA no Caribe, justificado como uma ação de combate ao narcotráfico, mas classificado por Caracas como uma ameaça.

  • O TPS permite que migrantes obtenham autorização de trabalho e proteção temporária contra deportação se forem considerados em circunstâncias especiais pelo governo dos EUA.
  • Os dados oficiais publicados em dezembro do ano passado mostram que mais de 256 mil venezuelanos receberam o TPS, segundo a Reuters.