
'Rússia responderá de maneira recíproca', diz Putin sobre China cancelar necessidade de vistos para russos

Durante o Fórum Econômico Oriental em Vladivostok nesta quinta-feira (4), Vladimir Putin afirmou que a Rússia responderá reciprocamente à decisão das autoridades chinesas de introduzir um regime de isenção de vistos para cidadãos russos que permanecerem em território chinês por até 30 dias.
"A decisão sobre o regime de isenção de vistos com a China para os russos contribuirá para o desenvolvimento dos negócios", afirmou o líder russo.
"Gostaria de transmitir à liderança da República Popular da China e ao nosso amigo, o presidente Xi Jinping, que, sem dúvida, a Rússia responderá a esse ato de amizade de maneira recíproca, faremos o mesmo", declarou o líder russo.

Putin também destacou que este é um "gesto muito gentil por parte da República Popular da China".
Segundo o presidente russo, a revogação dos vistos "não é algo comum, mas afeta, sem exagero, centenas de milhares, senão milhões de nossos cidadãos, e isso certamente levará a um aumento das viagens de cidadãos russos à China e contribuirá para o desenvolvimento de negócios, contatos comerciais e pessoais".
- O Ministério das Relações Exteriores da China anunciou na terça-feira a introdução de um regime de isenção de visto de 30 dias para cidadãos russos. Essa decisão entrará em vigor a partir de 15 de setembro. Essas medidas serão introduzidas em caráter experimental por um ano.
