Axios: Abu Dhabi estabelece 'linha vermelha' para EUA em relação à possível anexação da Cisjordânia por Israel

Tel Aviv considera a possibilidade de anexar uma parte significativa da Cisjordânia no final deste mês em resposta ao reconhecimento do Estado palestino por vários países ocidentais.

Os Emirados Árabes Unidos alertaram os EUA que a anexação da Cisjordânia por Israel colocaria em risco os Acordos de Abraão, que estabelecem o reconhecimento e a normalização das relações do Estado judeu com algumas nações árabes, bem como os planos para sua expansão, informou a Axios na quarta-feira (3), citando fontes próprias.

Os Emirados Árabes Unidos consideram a anexação da Cisjordânia uma "linha vermelha", afirmando que isso causaria danos irreparáveis às relações com Israel e à sua integração regional.

Como Israel planeja absorver a Cisjordânia

Países como França, Canadá, Austrália e Reino Unido se declararam dispostos a reconhecer o Estado da Palestina na ONU. Em resposta, o ministro israelense Bezalel Smotrich apresentou um plano para anexar 82% da Cisjordânia, deixando aos palestinos apenas alguns enclaves isolados, apesar dos avisos dos Emirados Árabes Unidos sobre o fim dos Acordos de Abraão.