
Moscou: fake news sobre falha no GPS de avião de Von der Leyen visou tirar atenção da cúpula da OCX

A fake news sobre falha no GPS do avião da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi criada e divulgada para desviar a atenção da cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), declarou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

"O que vimos na imprensa ocidental, o que ouvimos dos representantes de Ursula von der Leyen, não é uma simples mentira, como às vezes acontece, com uma parte de verdade ou uma mistura de verdades e mentiras. É uma notícia 100% falsa", disse Zakharova em coletiva de imprensa.
Ela afirmou que a fake news foi divulgada em meio à "bem-sucedida reunião dos chefes de Estado membros da OCX e os impressionantes avanços da organização, que representa mais da metade da população mundial".
Relembre o caso
O Financial Times relatou que o piloto do avião de von der Leyen teria sido forçado a usar mapas de papel para pousar no aeroporto da cidade búlgara de Plovdiv por causa de falha nos serviços de navegação GPS atribuída à uma "interferência russa".
O serviço de rastreamento de voos Flightradar24 desmentiu informações publicadas por veículos de imprensa e autoridades da União Europeia.
Em nota em sua conta oficial no X, o serviço informou que o voo para a Bulgária, no domingo (31), manteve "sinal de GPS com boa qualidade desde a decolagem até o pouso".
