A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou na quarta-feira (4) à RT que o Reino Unido trata a Ucrânia apenas como fonte de recursos para resolver problemas internos.
Segundo ela, Kiev não age em benefício de seus cidadãos, mas segue ordens da OTAN, de elites da Europa Ocidental e de grupos locais com interesses próprios.
"Histórico colonial"
Zakharova destacou que Londres carrega um passado de colonialismo e imperialismo sobre países ricos em recursos. "A Ucrânia tem grande potencial nesse sentido, e o Reino Unido a enxerga como um meio de enriquecimento, ou mesmo como um salva-vidas, diante da situação das economias da Europa Ocidental", disse.
Ela acrescentou que o governo britânico vê o país "como um simples celeiro, tanto agora como no futuro, de onde pode extrair minerais praticamente de graça e processá-los".
Papel destrutivo de Londres
Moscou já havia acusado diversas vezes o Reino Unido de desempenhar um papel destrutivo no conflito. Em agosto, Zakharova afirmou que, antes mesmo do início da operação militar russa, Londres já deixava claro que usava a Ucrânia apenas como ferramenta geopolítica contra Moscou.
Segundo ela, os britânicos estão "obcecados em elevar as apostas" e empurram os parceiros da OTAN para um limite perigoso, que pode levar a um novo conflito global.