Notícias

Reino Unido vê Ucrânia como 'um simples celeiro', afirma Zakharova

Segundo ela, Kiev não age em benefício de seus cidadãos, mas segue ordens da OTAN, de elites da Europa Ocidental e de grupos locais com interesses próprios.
Reino Unido vê Ucrânia como 'um simples celeiro', afirma ZakharovaBen Stansall / Pool Photo via AP / AP

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou na quarta-feira (4) à RT que o Reino Unido trata a Ucrânia apenas como fonte de recursos para resolver problemas internos.

Segundo ela, Kiev não age em benefício de seus cidadãos, mas segue ordens da OTAN, de elites da Europa Ocidental e de grupos locais com interesses próprios.

"Histórico colonial"

Zakharova destacou que Londres carrega um passado de colonialismo e imperialismo sobre países ricos em recursos. "A Ucrânia tem grande potencial nesse sentido, e o Reino Unido a enxerga como um meio de enriquecimento, ou mesmo como um salva-vidas, diante da situação das economias da Europa Ocidental", disse.

Ela acrescentou que o governo britânico vê o país "como um simples celeiro, tanto agora como no futuro, de onde pode extrair minerais praticamente de graça e processá-los".

Papel destrutivo de Londres

Moscou já havia acusado diversas vezes o Reino Unido de desempenhar um papel destrutivo no conflito. Em agosto, Zakharova afirmou que, antes mesmo do início da operação militar russa, Londres já deixava claro que usava a Ucrânia apenas como ferramenta geopolítica contra Moscou.

Segundo ela, os britânicos estão "obcecados em elevar as apostas" e empurram os parceiros da OTAN para um limite perigoso, que pode levar a um novo conflito global.