Notícias

Autoridades argentinas recuperam pintura roubada por nazistas há 80 anos

Obra de Giuseppe Ghislandi, que integrava coleção judaica, apareceu em um anúncio imobiliário no país sul-americano.
Autoridades argentinas recuperam pintura roubada por nazistas há 80 anosReprodução/Redes Sociais

A obra "Retrato de uma Dama", pintada pelo artista italiano Giuseppe Ghislandi (1655-1743) e saqueada pelo regime nazista nos Países Baixos durante a Segunda Guerra Mundial, foi encontrada na Argentina, após ser identificada na última semana em um anúncio imobiliário, informou o Ministério público do país sul-americano nesta quarta-feira (3).

O quadro fazia parte originalmente da coleção do comerciante judeu Jacques Goudstikker e foi identificado em uma casa em Mar del Plata, na Argentina, agora sob custódia das autoridades.

O imóvel onde a pintura estava localizada pertenceu à família de Friedrich Kadgien, oficial da SS que se refugiou no país após o fim do Terceiro Reich. O quadro foi entregue ao procurador federal Daniel Eduardo Adler pelos atuais donos da residência, após decisão judicial que determinou buscas em propriedades da família.

As investigações apontam Patricia Kadgien, filha do oficial nazista, como principal suspeita. Aos 59 anos, a empresária do setor têxtil e o marido, Juan Carlos Cortegoso, cumprem prisão domiciliar sob acusações de "ocultação de roubo em contexto de genocídio" e obstrução de investigação.

Durante a operação policial, agentes encontraram a obra escondida atrás de uma tapeçaria em uma parede adaptada. No local também havia armas. Em outras buscas realizadas em endereços ligados aos Kadgien, foram localizadas duas pinturas que podem datar do século XIX.

Especialistas lembram que, após a derrota de Adolf Hitler, diversos oficiais nazistas de alto escalão fugiram para a América do Sul levando obras de arte saqueadas, muitas das quais seguem desaparecidas até hoje.