Notícias

'A reunião dos líderes da Rússia, China e Coreia do Norte é um desafio direto à ordem internacional', diz Kallas

Enquanto isso, a porta-voz da chancelaria russa, Maria Zakharova, afirmou que Moscou segue comprometida em defender os valores tradicionais e enfrentar a xenofobia promovida pelo Ocidente.
'A reunião dos líderes da Rússia, China e Coreia do Norte é um desafio direto à ordem internacional', diz KallasThierry Monasse/Getty Image

Nesta quarta-feira (3), durante uma coletiva de imprensa, a Alta Representante da UE para Assuntos Externos e Política de Segurança, Kaja Kallas, afirmou que o encontro dos líderes da Rússia, China, Irã e da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) tem como objetivo construir uma "nova ordem mundial" antiocidental.

"Ver o presidente Xi Jinping com os líderes da Rússia, Irã e Coreia do Norte em Pequim hoje não é apenas uma imagem antiocidental: é um desafio direto ao sistema internacional baseado em regras", disse ela.

Em entrevista à RT, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, ressaltou que Moscou está comprometida em defender os valores tradicionais e combater a xenofobia promovida pelo Ocidente, além de proteger a "verdadeira liberdade" pela qual a Rússia lutou na Segunda Guerra Mundial.

A China realizou um grande desfile militar nesta quarta-feira (3) para marcar o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa (1937-1945) e o fim da Segunda Guerra Mundial, evento que foi considerado "muito impressionante" pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Quer saber mais sobre a OCX e seu impacto global? Confira aqui.