Notícias

Macron promete 'garantias de segurança' à Ucrânia em encontro com Zelensky

Anteriormente, Vladimir Putin afirmou que Kiev pode definir seu próprio sistema de segurança, mas alerta que isso não deve ocorrer às custas da Rússia.
Macron promete 'garantias de segurança' à Ucrânia em encontro com ZelenskyMustafa Yalcin/Anadolu via Getty Images

Nesta quarta-feira (3), o presidente da França, Emmanuel Macron, recebeu em Paris o líder ucraniano, Vladimir Zelensky, e afirmou que os países europeus estão dispostos a oferecer as chamadas "garantias de segurança" reivindicadas por Kiev para a assinatura de um acordo de paz com a Rússia.

"Nós, os europeus, estamos prontos para fornecer à Ucrânia e aos ucranianos garantias de segurança assim que um acordo de paz for assinado. Este é o compromisso que assumimos em Washington", declarou Macron em pronunciamento divulgado pelo Palácio do Eliseu na rede social X.

Às vésperas do encontro da "coalizão dos dispostos", copresidida por Macron e pelo primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, o grupo, formado por cerca de 30 países em sua maioria europeus, só considerará a medida anunciada pelo presidente francês caso seja estabelecido um cessar-fogo com Moscou.

Macron ainda mencionou a reunião celebrada entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizada em 15 de agosto no Alasca.

Durante seu discurso em participação nas festividades do 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa (1937-1945) e o fim da Segunda Guerra Mundial, Putin afirmou que cada país tem o direito de definir o próprio sistema de segurança, incluindo a Ucrânia, mas destacou que isso não pode ocorrer em detrimento da Rússia.