Notícias

'Muito impressionado': Trump comenta desfile militar da China e revela o motivo de ter assistido

Anteriormente, o presidente dos EUA havia publicado uma mensagem expressando seu descontentamento com o evento.
'Muito impressionado': Trump comenta desfile militar da China e revela o motivo de ter assistidoGettyimages.ru / Alex Wong

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu nesta quarta-feira (3) que ficou "muito impressionado" com o grande desfile militar da China, realizado por ocasião do 80º aniversário da vitória contra a agressão japonesa e do fim da Segunda Guerra Mundial.

"Fiquei muito impressionado, mas também entendi por que o fizeram. Eles queriam que eu visse, e assim foi", declarou à imprensa durante uma coletiva na Casa Branca, ao lado de seu homólogo polonês, Karol Nawrocki.

A afirmação foi feita durante sua resposta à pergunta de um repórter sobre uma publicação anterior do presidente, na qual ele acusava a China, a Rússia e a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) de "conspirarem" contra Washington.

"Meu relacionamento com todos eles é muito bom. Veremos o quão bom será nas próximas semanas", disse Trump, insistindo que o presidente Xi Jinping deveria ter mencionado a ajuda que as tropas americanas prestaram aos militares chineses durante a luta contra o fascismo.

"Conspiram contra os EUA"

No início do megadesfile em Pequim em comemoração à vitória na Segunda Guerra Mundial, o presidente americano acusou os líderes dos três países de "conspirarem" contra Washington.

Trump desejou "um grande e duradouro dia de celebração" ao presidente chinês e ao "maravilhoso povo da China". Em seguida, acrescentou: "Por favor, enviem minhas mais calorosas saudações a Vladimir Putin e Kim Jong Un, enquanto conspiram contra os Estados Unidos da América".

O porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, espera que Trump esteja se referindo figurativamente a uma "conspiração contra os Estados Unidos" em sua declaração recente.

"Ninguém está conspirando. Ninguém tem vontade ou tempo para isso", disse ele, expressando a esperança de que se trata de uma metáfora.

"E, de fato, as relações da Rússia com seus parceiros no Oriente, especialmente com a República Popular da China, com outros países, com a República Popular Democrática da Coreia, a cooperação em formatos multilaterais como a OCX, BRICS e outrossão conduzidas para o benefício de todos, não contra ninguém", enfatizou o representante do Kremlin.

Quer saber mais sobre a OCX e seu impacto global? Confira aqui.