Trump espera conversar com Putin nos próximos dias

Diálogo deve acontecer em meio ao fortalecimento das relações entre Rússia e China.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (3) que espera conversar com o presidente russo, Vladimir Putin, nos próximos dias sobre as propostas de paz para a solução do conflito ucraniano, segundo reportou a mídia local.

"Vou falar com ele [Putin] muito em breve e saberei mais ou menos o que faremos. […] Falarei com ele nos próximos dias", disse Trump em uma entrevista coletiva ao lado do presidente polonês Karol Nawrocki.

O presidente norte-americano também afirmou que quer pôr fim ao conflito, lamentando as mortes de soldados de ambos os lados. "Acredito que teremos uma boa solução, mas estão perdendo soldados a níveis que ninguém via desde a Segunda Guerra Mundial", declarou.

Trump destacou ainda que uma das razões do conflito ucraniano são as cifras bilionárias que o governo de Joe Biden enviou para o armamento da OTAN. "Agora detivemos o dinheiro. Enviamos as armas para a OTAN e eles pagam o preço integral. Sabe? Biden gastou US$ 350 bilhões de dólares de forma muito estúpida. E essa foi uma das razões pelas quais tudo isso aconteceu", afirmou.

As declarações acontecem após a visita de quatro dias de Putin à China, onde o presidente russo participou da cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX) e do desfile militar em comemoração ao 80º aniversário da vitória na Segunda Guerra Mundial.

Quer saber mais sobre a OCX e seu impacto global? Confira aqui.