O presidente da Rússia, Vladimir Putin, comentou nesta quarta-feira (03) as declarações de seu homólogo americano, Donald Trump, sobre uma "conspiração" da China, Rússia e República Popular Democrática da Coreia (RPDC) contra os EUA.
"Por estranho que pareça, durante esses quatro dias, ninguém jamais expressou comentários negativos sobre as ações da Administração americana", disse o presidente russo durante uma coletiva de imprensa concluindo sua visita à China.
"Trump tem um bom senso de humor, todo mundo sabe disso", observou o líder russo, destacando seu "bom relacionamento" com seu homólogo.
"Quero enfatizar que todos os meus interlocutores, sem exceção, apoiaram nossa reunião em Anchorage. E expressaram sua esperança de que a posição do Presidente Trump, da Rússia e dos demais participantes das negociações leve ao fim do conflito armado na Ucrânia", continuou. "Digo isso sem ironia. O mundo inteiro verá e ouvirá", enfatizou.
"Conspiração" contra Washington
Quando começou o desfile em Pequim para comemorar a vitória na Segunda Guerra Mundial, o presidente dos Estados Unidos acusou os líderes da Rússia, China e da RPDC de "conspirarem" contra Washington.
"Que o Presidente Xi e o maravilhoso povo da China tenham um grande e duradouro dia de celebração. Por favor, transmitam minhas mais calorosas saudações a Vladimir Putin e Kim Jong-un enquanto conspiram contra os Estados Unidos", postou Trump no Truth Social.
Nesta ocasião, Vladimir Putin fez um balanço de sua visita oficial de quatro dias à China, que foi marcada por múltiplas reuniões bilaterais e multilaterais, a participação na cúpula da Organização de Cooperação de Xanghai (OCX) e no desfile militar do 80º aniversário da vitória na Segunda Guerra Mundial.