O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que a situação no front de batalha inclina-se cada vez mais a favor das tropas russas, asseverando que as forças de seu país mantêm um avanço bem-sucedido em todas as direções.
"Todos os grupos das Forças Armadas da Rússia avançam com sucesso em todas as direções", afirmou Putin.
Ele também enfatizou que o Exército Ucraniano foi forçado a deslocar tropas de uma área para outra para suprir a escassez de efetivos, bem como explicou que apenas entre 47% a 48% das unidades ucranianas estão prontas para o combate, demonstrando a situação crítica de suas forças.
"Uma luz no fim do túnel"
Por outro lado, o presidente afirmou que vê "uma luz no fim do túnel" e que ainda é possível chegar a um acordo aceitável para todas as partes. Mas alertou que, se isso não puder ser alcançado por meios diplomáticos, a Rússia está preparada para atingir os objetivos restantes por meio de ação militar.
Putin enfatizou que as tropas russas estão avançando em ritmos diferentes, mas afirmou que o inimigo não está em posição de partir para a ofensiva e está apenas tentando manter suas linhas.
Durante entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira (03), Putin fez um balanço de sua visita oficial de quatro dias à China, que incluiu inúmeras reuniões bilaterais e multilaterais, participação na cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX) e no grande desfile militar em comemoração ao 80º aniversário da vitória na Segunda Guerra Mundial.