O governo venezuelano questionou a veracidade de um vídeo divulgado por autoridades dos Estados Unidos como suposta evidência de um ataque fatal a uma embarcação com 11 tripulantes.
O ministro da Comunicação e Informação, Freddy Ñáñez, acusou o senador Marco Rubio de fornecer informações enganosas à Casa Branca: "Parece que Marco Rubio continua mentindo para seu presidente: depois de levá-lo a um beco sem saída, agora lhe oferece um vídeo de IA (assim comprovado) como 'prova'", declarou Ñáñez em publicação no X nesta quarta-feira (3).
A ferramenta de inteligência artificial Gemini, solicitada a analisar o material, concluiu que o vídeo "muito provavelmente foi criado com inteligência artificial".
Entre as inconsistências apontadas estão a natureza do vídeo como "animação simplificada, quase caricatural", a falta de realismo na representação da explosão e características visuais incompatíveis com gravações reais.
Ataque a suposto "barco com drogas"
O presidente dos EUA, Donald Trump, compartilhou na tarde da terça-feira (2) imagens do ataque e em coletiva no Salão Oval da Casa Branca, ainda na terça, afirmou que tropas norte-americanas atingiram "um barco que transportava drogas, uma grande quantidade de drogas".
Segundo ele, a operação foi realizada sob suas ordens, com o objetivo de neutralizar integrantes do grupo Tren de Aragua.