Notícias

Trump ordena Pentágono a se preparar para conter aproximação entre Rússia e China

O anúncio foi feito pelo secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth.
Trump ordena Pentágono a se preparar para conter aproximação entre Rússia e China

O secretário de defesa dos EUA, Pete Hagseth, afirmou nesta quarta-feira (3) em entrevista à Fox News que Donald Trump ordenou ao Pentágono se preparar para conter a aproximação entre a Rússia e a China, acusando a administração de Joe Biden de ter feito as dois países estreitarem seus laços.

"Infelizmente, a fraqueza da administração anterior aproximou ainda mais a Rússia e a China. Essa é uma consequência terrível da falta de liderança e força por parte dos Estados Unidos", afirmou Hegseth.

O secretário anunciou que, nesse contexto, Trump instruiu o Ministério da Defesa a "estar preparado para uma restauração histórica das forças armadas, o retorno do espírito de combate e a restauração do fator de dissuasão".

Hegseth garantiu que, com suas ações, Washington não busca uma confrontação com Moscou ou Pequim, mas apenas quer estar pronta para evitar qualquer conflito e garantir a segurança do povo americano em seu território.

Acusações de Trump

As declarações do chefe do Pentágono vêm depois que Trump, após um grande desfile em Pequim em homenagem à vitória na Segunda Guerra Mundial, acusou os líderes da Rússia, China e Coreia do Norte de "conspiração" contra Washington.

"Desejo ao presidente Xi e ao notável povo da China um grande e longo feriado. Por favor, enviem minhas mais calorosas saudações a Vladimir Putin e Kim Jong Un enquanto conspiram contra os Estados Unidos da América", escreveu Trump no Truth Social.