Notícias

Vladimir Putin se reúne em Pequim com presidente do Vietnã

O líder russo declarou que a Rússia e o Vietnã estabeleceram uma relação especial de aliança e ajuda mútua fraterna ao longo dos anos.
Vladimir Putin se reúne em Pequim com presidente do VietnãSputnik / Vladimir Smirnov

O presidente russo, Vladimir Putin, teve uma reunião com o presidente do Vietnã, Luong Cuong, nesta quarta-feira (3) em Pequim após o desfile militar que marcou as comemorações do 80º aniversário da vitória chinesa na Segunda Guerra Mundial.

Durante a conversa, Vladimir Putin observou que, ao longo dos anos de relações diplomáticas entre o Vietnã e a Rússia, estabeleceu-se uma relação especial de aliança e ajuda mútua fraterna. O líder russo acrescentou que, este ano, os países comemoram o 75º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas.

Putin destacou que as relações entre os países estão se desenvolvendo e se intensificando, acrescentando que está muito feliz com a oportunidade de se encontrar com o presidente do Vietnã e discutir sobre todas as áreas da cooperação bilateral.

Luong Cuong destacou que todos os vietnamitas valorizam a ajuda que a URSS prestou ao país no passado. Ele agradeceu a Vladimir Putin pelo envio de militares russos ao Vietnã para participar do desfile de comemoração aos 50 anos do fim da Guerra do Vietnã.

"Nós o respeitamos muito e agradecemos pelo enorme e incrivelmente eficaz apoio da URSS ao Vietnã no processo de construção e desenvolvimento do nosso país", afirmou Cuong.

O líder vietnamita enfatizou que todos os cidadãos do Vietnã "valorizam a grande e generosa ajuda que a União Soviética e a Rússia nos prestaram no passado, quando nós [vietnamitas] lutávamos pela nossa liberdade, e atualmente, enquanto construímos nosso país".