Notícias

Zakharova reforça combate da Rússia ao ódio espalhado por 'ditaduras liberais ocidentais'

A porta-voz da chancelaria russa destacou que a Rússia continuará a resistir às tentativas de distorção do legado da Segunda Guerra Mundial.
Zakharova reforça combate da Rússia ao ódio espalhado por 'ditaduras liberais ocidentais'Sputnik / Sergey Guneev

Moscou está empenhado em combater a xenofobia promovida pelo Ocidente e proteger a "verdadeira liberdade" pela qual a Rússia lutou na Segunda Guerra Mundial, afirmou à RT, nesta quarta-feira (3), a porta-voz da chancelaria russa, Maria Zakharova.

Para Zakharova, a Segunda Guerra foi um momento decisivo para a humanidade, quando uma ideologia patológica baseada em supremacia racial foi derrotada, embora não erradicada.

A porta-voz alertou que o nazismo, o fascismo, a segregação racial e a xenofobia ainda persistem, alimentados pela lógica que divide o mundo entre "os que têm o direito de nascer para tudo, baseado na cor da pele, e os que só podem servir ao primeiro grupo".

"Essas eram as visões contra as quais nosso país lutou há 80 anos com armas, e ainda as enfrentamos no cenário internacional hoje", enfatizou.

Zakharova destacou o compromisso da Rússia e da China em defender valores tradicionais que formam o núcleo da natureza humana. Segundo Zakharova, esses valores estão sendo atacados por uma "ditadura liberal ocidental" que tenta impor uma visão distorcida do que é o ser humano.

  • Zakharova fez essas declarações ao final da visita do presidente Vladimir Putin à China, onde ele participou de um desfile militar em Pequim em comemoração aos 80 anos da derrota do Japão militarista na Segunda Guerra.