
Tripulação russo-brasileira conquista Passagem Nordeste em expedição histórica

Uma expedição liderada pelo navegador brasileiro Aleixo Belov, de 82 anos, concluiu com sucesso a viagem pela Passagem Nordeste, rota que conecta o Atlântico ao Pacífico através do estreito de Bering, informou na terça-feira (2) o Museu do Mar, fundado pelo navegador, em suas redes sociais.

A expedição foi iniciada a bordo do veleiro Fraternidade em 12 de abril em Salvador com apoio do capitão russo Sergey Shcherbakov.
Belov estava acompanhado de uma tripulação mista de russos e brasileiros.
"Esse foi o maior desafio da minha vida", confessou o navegador.
Pontos principais da missão
Segundo a mídia NautiNews, a equipe teve de lidar com diversas falhas técnicas e obstáculos naturais, como o gelo. A falta de sinal de GPS também foi um desafio que teve que ser contornado utilizando uma bússola convencional e o método chamado de 'navegação estimada', técnica que Belov já domina há mais de quatro décadas.

No Ártico russo, o Fraternidade passou pelo porto de Murmansk, um ponto simbólico na expedição devido às raízes soviéticas de Belov, e onde a tripulação foi calorosamente recebida, e também por Dikson, no extremo norte na Sibéria, considerado um dos pontos mais desafiadores da viagem.
