A China realizou, nesta quarta-feira (3), um desfile militar comemorando 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial e da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa.
O desfile contou com a presença de mais de 20 líderes mundiais, incluindo o presidente russo Vladimir Putin; o líder da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Kim Jong-un; bem como os líderes de Cuba, Paquistão, Indonésia, Irã, Sérvia, Eslováquia, Belarus, Cazaquistão e outros países.
Antes do evento, Xi Jinping, Vladimir Putin, Kim Jong-un e outros líderes apertaram as mãos de veteranos que participaram dos combates.
Ao discursar na abertura no desfile, o presidente chinês Xi Jinping expressou seu "mais profundo respeito aos veteranos, camaradas de armas, patriotas e generais que participaram da guerra de resistência contra os invasores japoneses".
A China também exibiu as armas mais modernas do Exército de Libertação Popular.
A
A China mostrou pela primeira vez sua tríade nuclear, um míssil capaz de atingir qualquer ponto do planeta, bem como três novos ramos militares.
Aviões da Força Aérea chinesa sobrevoaram a Praça da Paz Celestial, em Pequim, agitando as bandeiras do gigante asiático, do Partido Comunista e do Exército de Libertação Popular. Outra formação, composta por 26 helicópteros, representou os números do 80º aniversário da vitória.