Notícias

Netanyahu agradece ao Ocidente pelos conselhos, mas tomará "suas próprias decisões"

"Quero deixar claro: tomaremos nossas próprias decisões e o Estado de Israel fará tudo o que for necessário para se defender", disse o primeiro-ministro israelense.
Netanyahu agradece ao Ocidente pelos conselhos, mas tomará "suas próprias decisões"Gettyimages.ru / Sean Gallup

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, após se reunir com representantes ocidentais, declarou que, apesar de suas "sugestões e conselhos", Israel "tomará suas próprias decisões" sobre se e como responderá ao lançamento de drones e mísseis contra seu território por parte do Irã, noticiou a mídia local.

"Agradeço aos nossos amigos por seu apoio à defesa de Israel e digo isso tanto pelo apoio em palavras quanto pelo apoio em ações. Eles também têm todos os tipos de sugestões e conselhos, eu aprecio isso, mas quero deixar claro: nós tomaremos nossas próprias decisões e o Estado de Israel fará tudo o que for necessário para se defender", afirmou Netanyahu em resposta aos apelos dos líderes ocidentais para uma diminuição das tensões entre Tel Aviv e Teerã.

Nos últimos dias, Netanyahu se reuniu com os ministros das Relações Exteriores do Reino Unido, David Cameron, e da Alemanha, Annalena Baerbock, e manteve uma conversa telefônica com seu homólogo britânico, Rishi Sunak.

Durante sua visita a Israel, Cameron declarou: "Está claro que os israelenses estão tomando a decisão de agir", acrescentando que seu país espera que "eles o façam de uma forma que aumente o mínimo possível".

  • O Irã realizou um ataque na noite de 13 de abril, lançando mais de 300 drones e mísseis de vários tipos contra Israel em resposta à agressão de Israel contra o consulado iraniano em Damasco, na Síria. No entanto, Tel Aviv afirmou ter interceptado cerca de 99% deles.
  • O chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa de Israel ( FDI), tenente-general Herzi Halevi, disse na segunda-feira que o ataque iraniano contra o país judeu "receberá uma resposta".