A China celebra neste dia 3 de setembro um importante desfile militar, que comemora o 80º aniversário da vitória na Guerra Sino-Japonesa e o fim da Segunda Guerra Mundial. Realizado na Praça da Paz Celestial, em Pequim, contará com a participação de líderes estrangeiros e chefes de governo de mais de 20 países.
Entre os participantes destacam-se o presidente russo, Vladimir Putin, que é o convidado principal e se sentará à direita de seu colega chinês, Xi Jinping, bem como o líder da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Kim Jong-un, em sua segunda viagem ao exterior em seis anos.
O desfile exibirá o armamento mais avançado à disposição das Forças Armadas do gigante asiático e terá uma duração aproximada de 70 minutos, divididos em duas partes: uma revista das tropas pelo presidente chinês e um desfile a pé, acompanhado por formações aéreas.
3 set 2025 | 03:00 GMT
China exibe míssil balístico, capaz de alcançar qualquer lugar no planeta.
O DF-5C, a última variante da arma que voou pela primeira vez na década de 1970, foi apresentado durante o desfile militar do 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa (1937 - 1945).
Milhares de balões foram soltos sobre a praça Tiananmen como símbolo da paz.
A Força Aeroespacial do Exército Popular de Libertação fez sua estreia durante o grande desfile.
Na gigantesca Praça da Paz Celestial foram exibidos numerosos mísseis com ogivas nucleares.
Imagens mostram as formações na parada em Pequim, com destaque para a participação de militares mulheres, que marcharam em uniforme de gala. Concluída a parte a pé do Megadesfile da Vitória, teve início a etapa mecanizada.
Vladimir Putin e Kim Jong-un conversaram com Xi Jinpíng durante o desfile militar de Pequim.
Sobre o que será que eles estavam conversando?
Pequim exibe sua impressionante frota de aeronaves militares durante o grande desfile.
Enquanto o grande desfile acontecia na capital chinesa, o presidente dos EUA, Donald Trump, compartilhou uma mensagem nas redes sociais, na qual destacou a ajuda das tropas americanas aos militares chineses durante a Segunda Guerra Mundial e transmitiu seus cumprimentos a Vladimir Putin e Kim Jong-un, que, segundo suas palavras, "conspiram contra os Estados Unidos da América".
Xi Jinping frente a frente com as tropas no grande desfile militar na China
Na Praça da Paz Celestial, a bandeira da China foi hasteada enquanto o hino nacional tocava, pouco antes do início do discurso de Xi Jinping.
Em seu discurso diante de milhares de convidados e espectadores, o presidente chinês, Xi Jinping, deu as boas-vindas aos chefes de Estado e representantes estrangeiros. Ele também expressou sua gratidão aos veteranos da Segunda Guerra Mundial.
O presidente da China, Xi Jinping, inicia seu discurso pela comemoração do 80º aniversário da vitória na Guerra Sino-Japonesa e do fim da Segunda Guerra Mundial.
Líderes mundiais tomam seus assentos para assistir a megadesfile militar em Pequim
O assessor especial da presidência do Brasil, Celso Amorim, está representando o país na cerimônia.
A Praça da Paz Celestial está imponente neste momento, sendo o cenário central do desfile pelo 80º aniversário da vitória na II Guerra Mundial.
Os líderes presentes no megadesfile militar que marca o 80º aniversário da vitória na Segunda Guerra Mundial posaram para uma foto, um símbolo de unidade nesta comemoração histórica.
O presidente russo, Vladimir Putin, conversou com seu colega chinês, Xi Jinping, e com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, a caminho das tribunas do desfile.
Putin, Xi e Kim saudaram veteranos da Segunda Guerra Mundial.
O líder da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Kim Jong-un, já se encontra na capital chinesa para participar do 80º aniversário da vitória na Guerra Sino-Japonesa e do fim da Segunda Guerra Mundial.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, acaba de chegar à Praça da Paz Celestial.
Os chefes de Estado já começaram a chegar à Praça da Paz Celestial, em Pequim.