A China pede que as Filipinas parem com as provocações no Mar do Sul da China, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira.
De acordo com o porta-voz, Manila deve estar plenamente ciente de que quando países de fora da região são trazidos para o Mar do Sul da China para "flexionar seus músculos e provocar confrontos", as tensões podem piorar e a região perderá estabilidade.
"Pedimos às Filipinas que parem com as provocações marítimas. Pedimos aos países relevantes de fora da região que parem de alimentar o confronto no Mar da China Meridional. Continuaremos tomando as medidas necessárias para salvaguardar firmemente nossa soberania territorial e nossos direitos e interesses marítimos, e manter a paz e a estabilidade no Mar do Sul da China", declarou Lin Jian.
The Washington Post informou nesta quarta-feira que Washington e Manila realizarão grandes exercícios militares fora das águas territoriais das Filipinas. De acordo com as fontes do jornal, os exercícios durarão mais de três semanas e envolverão 16 mil soldados.