Nesta terça-feira (2), durante conferência de imprensa no Salão Oval da Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a transferência da sede do Comando Espacial dos EUA para o Alabama.
"E tenho o prazer de anunciar que a sede do Comando Espacial dos EUA será transferida para a bela Huntsville, Alabama, agora conhecida como Rocket City ", disse Trump, acrescentando que a mudança da sede do comando trará mais de 30.000 empregos para o Alabama e centenas de bilhões de dólares em investimentos.
A sede, atualmente em Colorado Springs, no Colorado, será transferida para Huntsville, no Alabama. A decisão de Trump revoga a determinação do então presidente Joe Biden, tomada em 2023, que havia escolhido Colorado Springs como sede do Comando Espacial dos EUA.
Politicamente, o movimento também chama atenção, já que o Alabama é um estado de tendência republicana, enquanto o Colorado apresenta forte apoio aos democratas.
Trump ressaltou que diversos centros de pesquisa recomendaram Huntsville como sede adequada para o Comando Espacial dos EUA. Segundo ele, a delegação do Congresso do Alabama insistiu na mudança.
O chefe de Estado norte-americano ainda citou que o Canadá deseja aderir ao Domo de Ouro, um projeto de defesa antimísseis dos Estados Unidos, descrito como um sistema avançado e de alta tecnologia para interceptar ameaças balísticas.