O presidente russo, Vladimir Putin, e seu homólogo sérvio, Aleksandar Vucic, tiveram uma reunião bilateral em Pequim nesta terça-feira (2).
O encontro ocorreu durante a visita oficial do presidente russo à China, que estará no país asiático de 31 de agosto a 3 de setembro.
Putin expressou ao presidente sérvio seu apoio à política externa independente que o país balcânico adota sob a liderança de Vucic.
O presidente russo enfatizou que a aliança estratégica entre os dois países traz resultados positivos tanto para Moscou quanto para Belgrado.
O presidente da Sérvia afirmou que a cooperação com a Rússia em todas as áreas é muito importante para seu país. Vucic ainda declarou que a Sérvia manterá sua "neutralidade militar no futuro" e afirmou que Belgrado mantém seu princípio de oposição às sanções contra a Rússia, apesar de estar "sob grande pressão" desde o início do conflito ucraniano.
Visita de Putin à China
Putin participou da 25ª Cúpula da Organização de Cooperação de Xangai, realizada em Tianjin, onde foram discutidos o status e as perspectivas de expansão da cooperação em todas as esferas do bloco, bem como questões internacionais e regionais atuais.
O presidente russo também se reuniu em 2 de setembro com seus homólogos chinês e mongol, Xi Jinping e Ukhnaagiin Khurelsukh, respectivamente, entre outras reuniões bilaterais.
Quer saber mais sobre a OCX e seu impacto global? Confira aqui.
Para ficar por dentro de todos os detalhes da 25ª cúpula da OCX, confira nosso artigo em tempo real.