O presidente russo, Vladimir Putin, comentou as críticas do primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, à União Europeia, dizendo que o bloco "é como um sapo no fundo de um poço, incapaz de ver o que está acima, mas o mundo é diferente".
"A Eslováquia, como sabem, é membro tanto da UE quanto da OTAN. Podem se dar ao luxo de criticar suas políticas", disse Putin afirmando que, por sua parte, não quer criticar a aliança militar ou o bloco europeu, e "compará-los a répteis e animais".
"Mas eles não são especialistas em contos de fadas, são especialistas em filmes de terror, e o que vemos o tempo todo agora é o constante fomento da histeria sobre o suposto plano da Rússia de atacar a Europa", afirmou o presidente russo ao reunir-se com Fico nesta terça-feira (2) em Pequim.
Putin chamou este argumento da UE de "uma provocação ou total incompetência", afirmando que "qualquer pessoa sensata" sabe que Moscou "não tem nenhum desejo de atacar ninguém".
Posição sobre o conflito ucraniano
Em relação ao conflito ucraniano, Putin explicou que o comportamento defensivo de seu país está relacionado à "contribuição do Ocidente para o golpe de Estado na Ucrânia" anos antes.
O presidente russo argumentou que essa ação, que descreveu como inconstitucional, ocorreu apesar do fato de os líderes da Polônia, França e Alemanha terem se comprometido a serem garantidores o pacto de 2014 entre as autoridades ucranianas e a oposição.