Fico: UE é como 'sapo no fundo de poço', incapaz de ver o que está acima, mas o mundo é diferente

O primeiro-ministro eslovaco expressou decepção com o bloco europeu pela falta de capacidade de reação às questões globais.

O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, abordou nesta terça-feira (2) a posição da União Europeia sobre os desenvolvimentos globais durante uma reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, na China.

"Provavelmente, a mídia vai rir, mas contei uma história ao seu porta-voz Dmitry Peskov. Às vezes tenho a impressão de que na União Europeia somos como rãs ou sapos. Como aquela rã que está sentada no fundo de um poço e não vê o que está acima. Mas o mundo é completamente diferente", afirmou o presidente eslovaco.

Fico expressou sua decepção com o bloco europeu pela falta de capacidade de reação às questões globais. " Apesar de ter grande respeito pela UE, ela não consegue reagir aos acontecimentos no mundo", ressaltou.

Oportunidades da cooperação 

O líder eslovaco informou ainda a Putin sobre sua intenção de normalizar as relações entre os dois países. "Quero deixar claro nesta reunião que estamos muito interessados em normalizar as relações entre a República Eslovaca e a Federação da Rússia", destacou.

"Devemos buscar oportunidades para aprofundar e ampliar nossa cooperação, encontrar áreas em que possamos colaborar estreitamente", continuou.

O primeiro-ministro destacou que os suprimentos de gás russo estão aumentando gradativamente e condenou os ataques ucranianos contra a infraestrutura energética.