O presidente russo, Vladimir Putin, se encontrou com o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, em Pequim nesta terça-feira (2).
Putin afirmou que Moscou avalia positivamente a política externa do governo eslovaco: "É uma política que produz resultados positivos. Em primeiro lugar, é claro, refiro-me aos indicadores econômicos", observou. "Nesse sentido, gostaria de destacar que a Rússia continua sendo um fornecedor confiável de recursos energéticos", acrescentou o presidente.
Por outro lado, Putin expressou seu descontentamento com as "restrições externas" que ambos os países enfrentam, lembrando que, até recentemente, o intercâmbio comercial entre a Rússia e a Eslováquia chegava a 10 bilhões de dólares. "Agora caiu para menos de 4%. É verdade que há alguns avanços positivos. Espero que possamos fortalecer e manter essas tendências", afirmou.
"Não entendo a UE"
Fico expressou sua decepção com a União Europeia, destacando que "não entende" certas decisões tomadas pelo grupo: "Às vezes me sinto muito decepcionado com a União Europeia. Apesar de ter grande respeito pela UE, ela não é capaz de reagir aos acontecimentos no mundo", afirmou.
O líder eslovaco comparou o bloco europeu a uma "rã no fundo de um poço": "Às vezes, tenho a impressão de que, na União Europeia, somos como sapos ou rãs. Como uma rã que fica no fundo de um poço sem ver o que há lá em cima. Mas o mundo é completamente diferente", afirmou.