Revogar as tarifas transformaria EUA em uma 'nação do terceiro mundo', alega Trump

Um Tribunal de Apelações considerou ilegais as taxas sobre importações, mas manteve sua validade até outubro enquanto o governo avalia recurso.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou a decisão do Tribunal de Apelações do Circuito Federal que considerou ilegais a maior parte de suas tarifas globais, afirmando que a medida prejudicaria o crescimento econômico do país.

Em postagem na rede Truth Social, disse que a revogação desses tributos "transformaria os EUA em uma nação do terceiro mundo" e inviabilizaria investimentos de US$ 15 trilhões.

Divisão no poder

O julgamento confirmou em grande parte a decisão do Tribunal de Comércio Internacional, que em maio concluiu que Trump havia excedido sua autoridade ao impor tarifas gerais sobre importações de países com superávit comercial em relação aos EUA.

As taxas, no entanto, permanecem em vigor até 14 de outubro, prazo em que o governo poderá recorrer. Trump classificou a corte como "altamente partidária" e afirmou que seguirá usando as tarifas para tornar o país "rico, forte e poderoso" novamente.