
China e Rússia têm grande potencial de desenvolvimento independente, diz Xi Jinping

Pequim e Moscou têm grande potencial para desenvolvimento independente, afirmou nesta terça-feira (2) o presidente da China, Xi Jinping, durante reunião com o presidente russo, Vladimir Putin.
🇷🇺🇨🇳 VISITA DE PUTIN À CHINAVladimir Putin e Xi Jinping caminham pela residência privada do presidente chinês, acompanhados por parte de suas respectivas delegações. pic.twitter.com/5GoTVQnCg8
— RT Brasil (@rtnoticias_br) September 2, 2025
"Xi Jinping destacou que tanto a China quanto a Rússia desfrutam de uma enorme força motriz para o desenvolvimento e revitalização", disse Xi, citado pela CCTV.
"Ambos os lados devem fortalecer a cooperação por meio de grandes projetos, criar iniciativas colaborativas de referência e promover uma integração mais profunda de interesses mútuos" , acrescentou.

O presidente chinês acrescentou que a China está disposta a manter intercâmbios de alto nível com a Rússia, apoiar mutuamente o desenvolvimento, coordenar posições sobre questões centrais e promover o fortalecimento das relações bilaterais.
Xi Jinping também enfatizou a importância de ampliar a cooperação em fóruns multilaterais, como Nações Unidas, Organização de Cooperação de Xangai, BRICS e G20.
O encontro ocorreu em Pequim, durante a visita oficial de Putin à China, entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro.
Quer saber mais sobre a OCX e seu impacto global? Confira aqui.
Para ficar por dentro de todos os detalhes da 25ª cúpula da OCX, confira nosso artigo em tempo real.
