Putin reúne-se com Xi Jinping em Pequim

O presidente russo, Vladimir Putin, se encontrou nesta terça-feira (2) com seu colega chinês, Xi Jinping em Pequim.
Putin está em visita oficial de quatro dias à China.
🇷🇺🇨🇳 Reunião bilateral entre Xi Jinping e Vladimir Putin no Grande Palácio do Povo, em PequimDurante o encontro, Xi Jinping destacou:🔹 China e Rússia participaram recentemente da cúpula da OCS em Tianjin e seguirão fortalecendo a cooperação bilateral. pic.twitter.com/PeWdztSUZ4
— RT Brasil (@rtnoticias_br) September 2, 2025
"Meu velho amigo, estou muito feliz em vê-lo novamente em Pequim" , afirmou Xi no início das negociações.
O presidente russo agradeceu a recepção calorosa à delegação russa e destacou a relação estratégica entre Rússia e China, que, segundo ele, alcança níveis sem precedentes.
Putin destacou que a cooperação bilateral se refletiu na recente visita de Xi Jinping a Moscou e na participação conjunta nas celebrações dos 80 anos da Vitória na Grande Guerra Patriótica.
De acordo com Putin, essas comemorações homenageiam o heroísmo dos povos russo e chinês, além de lembrar o papel decisivo de ambos na vitória tanto no teatro europeu quanto no asiático.
🇨🇳 🇷🇺 Putin e Xi Jinping iniciaram negociações bilaterais Saiba mais: https://t.co/2ig3gc6taupic.twitter.com/LwER0LuxlC
— RT Brasil (@rtnoticias_br) September 2, 2025
Xi, por sua vez, reafirmou a determinação conjunta em defender o legado da vitória na Segunda Guerra Mundial e em promover a paz e a estabilidade internacionais.
A presença mútua nessas comemorações "tornou-se uma tradição positiva" das relações bilaterais e "reflete a responsabilidade histórica" de China e Rússia como nações vencedoras e membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, ressaltou.
Quer saber mais sobre a OCX e seu impacto global? Confira aqui.
Para ficar por dentro de todos os detalhes da 25ª cúpula da OCX, confira nosso artigo em tempo real.
