Notícias

Putin se encontra com presidentes da China e Mongólia

As negociações ocorrem em meio à visita oficial do presidente russo ao gigante asiático.
Putin se encontra com presidentes da China e MongóliaRT

O presidente russo, Vladimir Putin, se reuniu nesta terça-feira (horário local) em Pequim com seus homólogos chinês, Xi Jinping, e mongol, Ukhnaagiin Khurelsukh.

Xi Jinping abriu o encontro destacando a importância do corredor econômico construído entre os três países, citando um provérbio chinês: "para levantar uma cerca, três estacas são necessárias". O presidente chinês ainda reiterou o desejo de fortalecer a relação trilateral.

Em seguida, Putin exaltou o formato trilateral da reunião, indicando que os três países têm "muito em comum". "Somos bons vizinhos e nossos povos têm tradições que nos unem, assim como a amizade e a cooperação mútua", declarou o presidente russo, confiante de que o encontro será "aberto e construtivo".

O presidente da Mongólia concluiu indicando que deseja "aprofundar sua cooperação trilateral com seus vizinhos, assim como a integração completa com a Rússia e a China em todos os âmbitos". Ukhnaagiin Khurelsukh também destacou as comemorações dos 80 anos da vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial e da vitória chinesa contra o militarismo japonês, destacando a necessidade da preservação da "memória histórica" para que as futuras gerações tenham consciência da "importância desta guerra e suas consequências".

O encontro ocorre durante a visita oficial do presidente russo ao país asiático, marcada para o período de 31 de agosto a 3 de setembro. Antes disso, Putin participou da 25ª cúpula da Organização de Cooperação de Xangai, em Tianjin, onde foram discutidos o estado atual e as perspectivas de expansão da cooperação em todas as áreas do bloco, além de questões internacionais e regionais relevantes.

Além do encontro trilateral, estão previstas conversas de alto nível entre Putin e Xi Jinping nesta terça-feira, focadas no fortalecimento e desenvolvimento da parceria estratégica e da cooperação abrangente entre Moscou e Pequim.

Na quarta-feira (3), o presidente russo participará como convidado de honra das cerimônias comemorativas do 80º aniversário da vitória sobre o Japão militarista e do fim da Segunda Guerra Mundial.

Quer saber mais sobre a OCX e seu impacto global? Confira aqui.

Para ficar por dentro de todos os detalhes da 25ª cúpula da OCX, confira nosso artigo em tempo real.